Os Primeiros Passos
Em 1992, a Comunidade das Irmãs do Instituto Jesus Maria José, no bairro do Prenda, em Luanda – Angola, em momento comunitário de leitura espiritual, medita um documento do episcopado africano. Nele os Bispos lançam um apelo aos Institutos de Vida Consagrada para que permitam e estimulem os leigos a viverem os seus respectivos carismas.
Na ocasião, o Instituto Jesus Maria José deseja que leigos e leigas sejam agregados à sua Missão. As Irmãs em Luanda percebem a sintonia entre os apelos do Episcopado e do Instituto. Após um tempo de reflexão, diálogo e discernimento, decidem organizar uma iniciativa neste sentido. Em 2 de dezembro de 1992, a Irmã Otília Tomazi convida o casal de leigos catequistas, José João Maocha e Paula Ramos Maocha, a se associarem à iniciativa.
Na sequência, um grupo de cerca de quarenta pessoas participa de um primeiro encontro, no dia 10 de dezembro de 1992, onde são apresentados os objetivos e formulado o convite para iniciarem a experiência. Começam com reuniões semanais de oração e estudo para aprofundar a vida e o Carisma de Rita Amada de Jesus, sua espiritualidade e sua missão. Nasce a Fraternidade Jesus Maria José.
Primeiro Grupo – Luanda . Angola – 1992
A Organização Inicial
A atuação dos primeiros membros dá-se pela oração em família, pela ajuda aos pobres necessitados, pela visita de apoio aos doentes, e pela colaboração com a paróquia, na animação de festas e procissões, na catequese sacramental, na preparação ao matrimônio. Assim, inicia-se uma caminhada e a nossa associação se torna realidade.
Após o primeiro ano de existência, para aqueles que perseveraram, o Senhor tinha um especial desígnio. Para estes, aos poucos, a dinâmica de vida do grupo foi-se delineando: dias especiais de oração, e retiros espirituais; reuniões de estudo, debate e reflexão; visitas caritativas aos pobres e aos doentes; participação nas atividades paroquiais; momentos de celebração, festa e convívio.
Quando o grupo atinge nível de consistência e compromisso satisfatórios, elabora-se, então, um primeiro estatuto e a Fraternidade Jesus Maria José começa a ganhar corpo institucional, na simplicidade das pessoas e na escassez dos recursos, com cada membro a oferecer na sua medida do que era e do que tinha , como a moeda da viúva de que fala o Evangelho. (Marcos 12, 41-44; Lucas 21, 1-4)
Os Co-Fundadores
A Fraternidade Jesus Maria José não se desenvolve de forma orgânica e pela ação direta e a liderança de uma única pessoa. O senhor José João Maocha, junto com Irmã Otília Tomazi, coordenam a instalação do nosso primeiro grupo em Luanda – Angola, nesse anos de 1992. José João Maocha persevera em nossa associação até os dias de hoje, sempre a exercer forte liderança, com eloquente testemunho de vida cristã.
José João Maocha, nascido em Cabo Verde, casado e pais de três filhos, imigra para São Tomé e Príncipe e de lá, posteriormente, para Angola, onde permanece muitos anos. Ao se aposentar, regressa à sua Cabo Verde natal, onde reside atualmente em Mindelo, São Vicente. Catequista formado, desde a mais tenra idade é leigo atuante na Igreja.
Irmã Otília Tomazi, nascida no Brasil, religiosa consagrada no Instituto Jesus Maria José, há mais de 50 anos. Grande parte de sua atividade pastoral foi exercida na África; em Angola, Moçambique e Cabo Verde, onde reside atualmente. Sua vocação missionária a leva a romper paradigmas e a dedicar-se com ardor à causa na qual consagrara a sua vida.
A Fraternidade Jesus Maria José não possui propriamente um fundador, em virtude da forma como nossa associação desenvolveu ao longo do tempo. A partir de Angola, a Irmã Otília Tomazi leva a proposta o para o Brasil (1999), e o senhor José João Maocha, a implanta mais tarde em Cabo Verde (2000). Consideramo-los como nossos Co-Fundadores, pelo decisivo impulso que deram para a expansão inicial de nossa associação.
A Fundadora da Fraternidade Jesus Maria José é a Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus, de cujo coração, espírito e carisma nasceu nossa associação.
O Desenvolvimento Institucional
A Providência Divina permite que a pequena semente fosse transplantada em outras terras, que logo se mostram igualmente boas e fecundas. Aos poucos a Fraternidade Jesus Maria José segue a se consolidar e expandir por outras nações e continentes. O Espírito Santo suscitará em muitos outros leigos, leigas e sacerdotes a decisão de viverem o seu batismo e a sua vocação na Igreja segundo o Carisma da Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus.
O Instituto Jesus Maria José, Instituto de Vida Consagrada, de Direito Pontifício, fundado por Rita Amada de Jesus em 1880, a quem coube preservar no tempo o dom do Carisma de nossa Fundadora, acompanha e apoia o desenvolvimento da nossa associação. Gradativamente reconhece a sua legitimidade e assim aprova-a oficialmente no ano de 2012. Por meio do Instituto, chega-nos no ano de 2013 o reconhecimento da Santa Sé.
Nossa associação foi fundada com o nome Associados Jesus Maria José e, posteriormente, passou a chamar-se Família Jesus Maria José. A partir de 2017 adota a atual denominação de Fraternidade Jesus Maria José. No dia 1º de dezembro de 2017 realiza-se a sua 1ª Assembleia Geral Internacional, que aprova ad experimentum o seu novo Diretório, pelo qual a nossa associação de fiéis leigos e clérigos passa a nortear a sua vida institucional.
FRATERNIDADE JESUS MARIA JOSÉ
Família Espiritual da Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus
Associação de Fiéis Leigos e Clérigos
Rua Comendador Elias Zarzur, 690 – Santo Amaro
CEP 04.736-000 - São Paulo – SP - Brasil
Telefone - WhatsApp: +55 61 981519421
E-mail: fraterjmj@gmail.com
Facebook: https://m.facebook.com/fraterjmj
Site: www.fraterjmj.org.br