Os Primeiros Passos
Em 1992, a Comunidade das Irmãs do Instituto Jesus Maria José, no bairro do Prenda, em Luanda – Angola, em momento comunitário de leitura espiritual, medita um documento do episcopado africano. Nele os Bispos lançam um apelo aos Institutos de Vida Consagrada para que permitam e estimulem os leigos a viverem os seus respectivos carismas.
Na ocasião, o Instituto Jesus Maria José deseja que leigos e leigas sejam agregados à sua Missão. As Irmãs em Luanda percebem a sintonia entre os apelos do Episcopado e do Instituto. Após um tempo de reflexão, diálogo e discernimento, decidem organizar uma iniciativa neste sentido. Em 2 de dezembro de 1992, a Irmã Otília Tomazi convida o casal de leigos catequistas, José João Maocha e Paula Ramos Maocha, a se associarem à iniciativa.
Na sequência, um grupo de cerca de quarenta pessoas participa de um primeiro encontro, no dia 10 de dezembro de 1992, onde são apresentados os objetivos e formulado o convite para iniciarem a experiência. Começam com reuniões semanais de oração e estudo para aprofundar a vida e o Carisma de Rita Amada de Jesus, sua espiritualidade e sua missão. Nasce a Fraternidade Jesus Maria José.
A Organização Inicial
A atuação dos primeiros membros dá-se pela oração em família, pela ajuda aos pobres necessitados, pela visita de apoio aos doentes, e pela colaboração com a paróquia, na animação de festas e procissões, na catequese sacramental, na preparação ao matrimônio. Assim, inicia-se uma caminhada e a nossa associação se torna realidade.
Após o primeiro ano de existência, para aqueles que perseveraram, o Senhor tinha um especial desígnio. Para estes, aos poucos, a dinâmica de vida do grupo foi-se delineando: dias especiais de oração, e retiros espirituais; reuniões de estudo, debate e reflexão; visitas caritativas aos pobres e aos doentes; participação nas atividades paroquiais; momentos de celebração, festa e convívio.
Quando o grupo atinge nível de consistência e compromisso satisfatórios, elabora-se, então, um primeiro estatuto e a Fraternidade Jesus Maria José começa a ganhar corpo institucional, na simplicidade das pessoas e na escassez dos recursos, com cada membro a oferecer na sua medida do que era e do que tinha , como a moeda da viúva de que fala o Evangelho. (Marcos 12, 41-44; Lucas 21, 1-4)
Os Co-Fundadores
A Fraternidade Jesus Maria José não se desenvolve de forma orgânica e pela ação direta e a liderança de uma única pessoa. O senhor José João Maocha e a Irmã Otília Tomazi, coordenam a instalação do nosso primeiro grupo em Luanda – Angola, nesse anos de 1992. José João Maocha persevera em nossa associação até os dias de hoje, sempre a exercer forte liderança, com eloquente testemunho de vida cristã.
José João Maocha, nascido em Cabo Verde, casado e pais de três filhos, imigra para São Tomé e Príncipe e de lá, posteriormente, para Angola, onde permanece muitos anos. Ao se aposentar, regressa à sua Cabo Verde natal, onde reside atualmente em Mindelo, São Vicente. Catequista formado, desde a mais tenra idade é leigo atuante na Igreja.
Irmã Otília Tomazi, nascida no Brasil, é religiosa consagrada no Instituto Jesus Maria José, há mais de 50 anos. Grande parte de sua atividade pastoral foi exercida na África; em Angola, Moçambique e Cabo Verde, onde reside atualmente. Sua vocação missionária a leva a romper paradigmas e a dedicar-se com ardor à causa na qual consagrara a sua vida.
Ir. Otília Tomazi e Sr. José João Maocha
A Fraternidade Jesus Maria José não possui propriamente “um(a) fundador(a)“, em virtude da forma como nossa associação desenvolveu ao longo do tempo. A partir de Angola, a Irmã Otília Tomazi leva a proposta o para o Brasil (1997), e o senhor José João Maocha, a implanta mais tarde em Cabo Verde (2000). Consideramo-los como nossos Co-Fundadores, pelo decisivo impulso que deram para a expansão inicial de nossa associação.
A Fundadora da Fraternidade Jesus Maria José é a Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus, de cujo coração, espírito e carisma nasceu nossa associação.
O Desenvolvimento Institucional
A Providência Divina permite que a pequena semente fosse transplantada em outras terras, que logo se mostram igualmente boas e fecundas. Aos poucos a Fraternidade Jesus Maria José segue a se consolidar e expandir por outras nações e continentes. O Espírito Santo suscitará em muitos outros leigos, leigas e sacerdotes a decisão de viverem o seu batismo e a sua vocação na Igreja segundo o Carisma da Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus.
O Instituto Jesus Maria José, Instituto de Vida Consagrada, de Direito Pontifício, fundado por Rita Amada de Jesus em 1880, a quem coube preservar no tempo o dom do Carisma de nossa Fundadora, acompanha e apoia o desenvolvimento da nossa associação. Gradativamente reconhece a sua legitimidade e assim aprova-a oficialmente no ano de 2012. Por meio do Instituto, chega-nos no ano de 2013 o reconhecimento da Santa Sé.
Nossa associação foi fundada com o nome Associados Jesus Maria José e, posteriormente, passou a chamar-se Família Jesus Maria José. A partir de 2017 adota a atual denominação de Fraternidade Jesus Maria José. No dia 1º de dezembro de 2017 realiza-se a sua 1ª Assembleia Geral Internacional, que aprova ad experimentum o seu novo Diretório, pelo qual a nossa associação de fiéis leigos e clérigos passa a nortear a sua vida institucional.
FRATERNIDADE JESUS MARIA JOSÉ
Família Espiritual da Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus
Associação de Fiéis Leigos e Clérigos
Rua Comendador Elias Zarzur, 690 – Santo Amaro
CEP 04.736-000 - São Paulo – SP - Brasil
Telefone: +55 11 5696-0300
WhatsApp: +55 11 93263-6551
E-mail: fraterjmj@gmail.com
Facebook: https://m.facebook.com/fraterjmj
Site: www.fraterjmj.org.br