O mês de Maio foi ocasião de importantes atividades realizadas pela Coordenação Geral da Fraternidade Jesus Maria José, em Roma e em Portugal, para a vida e organização institucional da nossa associação.
ROMA
O Coordenador Geral da nossa associação esteve em Roma de 5 a 11 de maio.
No dia 6 de maio, o Coordenador Geral compareceu ao Palazzo San Calisto, sede do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, órgão da Santa Sé (Vaticano) encarregado na Igreja Católica das suas Associações de Fiéis, para uma audiência previamente agendada. Na ocasião, ele reuniu-se com duas Oficiais do Dicastério, as Sras. Elisa Lisiero e Pia Pèrez, respectivamente italiana e chilena, a fim de tratar de questões relativas ao reconhecimento jurídico de nossa associação.
O Coordenador Geral no Dicastério dos Leigos – Palazzo San Calisto (Roma)
No dia 9 de maio, ele acompanhou a Madre Geral Maria Fátima Tomazi, à Igreja de Santo António dos Portugueses, para uma reunião com o Padre Fernando Silva de Matos, Conselheiro Eclesiástico da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé. O sacerdote, da Diocese de Vila Real, é o Postulador da Causa de Canonização da Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus, assim como de outros santos portugueses. O Coordenador Geral apresentou-lhe a Fraternidade JMJ e colocou-a à disposição para contribuir, no que lhe for possível, a fim de que nossa Fundadora seja brevemente proclamada Santa para toda a Igreja.
A Madre Geral e o Padre Fernando Silva de Matos na Igreja de Santo António dos Portugueses
O Coordenador Geral na Porta Santa do Jubileu
Neste período o Coordenador Geral teve a inaudita e insigne graça de celebrar o seu Jubileu do Ano Santo, ao peregrinar às 4 Basílicas Papais, e atravessar-lhes as respectivas Portas Santas. Como Peregrino da Esperança rezou pela vida e o futuro da nossas associação e de seus membros. Pode também acompanhar e presenciar eventos relativos ao Conclave que elegeu o Papa Leão XIV.
O Coordenador Geral em uma das Portas Santas do Ano Jubilar
PORTUGAL
Reunião da Coordenação Geral
No dia 18 de maio chegam a Portugal os membros da Coordenação Geral da Fraternidade JMJ para a sua 9a. Reunião Ordinária Anual, para a qual já lá lhes aguardavam o Coordenador e a Administradora Gerais. A reunião realizou-se de 19 a 22 na Casa de Peregrinos do Instituto Jesus Maria José, em Fátima – Portugal. Ao longo destes 4 dias de intensos trabalhos, a equipe da coordenação pode também rezar e conviver em verdadeiro espírito fraterno de participação e comunhão. Nesta reunião foram tomadas importantes decisões sobre o presente e o futuro da associação, bem como aprovados novos projetos.
A reunião contou com a grata presença da Vigária Geral do Instituto JMJ, a Irmã Margarida Bento. Acolheu-se também, com alegria, para uma breve reunião, a Irmã Leonir Tomazi, Vice-Postuladora do Processo de Canonização da Fundadora, a fim de se tratar das formas como a Fraternidade JMJ pode colaborar com o referido processo. Nestes dias na Casa da Mãe Fátima, com a presença de todos, participamos da Celebração Eucarística na Basílica do Rosário, concelebrada pelo Padre Eduardo Lustosa, no dia da comemoração dos 1700 anos do Concílio de Niceia, bem como do tradicional Santo Terço, seguido da piedosa procissão das velas.
Momento de trabalho, oração no Santuário de Fátima e reunião com a Irmã Leonir Tomazi
Peregrinação da Coordenação Geral
Nos dias 23 e 24 de maio, a equipe da Coordenação Geral pode viver dias de intensa espiritualidade e formação em Peregrinação nas Dioceses da Guarda e de Viseu, pelos lugares fortes na vida da Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus.
A peregrinação começou por Louriçal do Campo, onde visitamos o Colégio São Fiel, a Igreja Paroquial, e a Casa Mãe e Noviciado do Instituto JMJ construída pela Fundadora. Nesta igreja, tantas vezes por ela frequentada, celebramos a Eucaristia, presidida pelo Padre Eduardo Lustosa e concelebrada pelo Padre João Pedro Duarte – Pároco, que, com a comunidade local, acolheram-nos a todos. A Madre Geral, com um grupo de Irmãs do Instituto JMJ, juntaram-se aos peregrinos para este forte momento orante e festivo. Ao deixar esta cidade, a caminho da próxima parada, o grupo realizou uma vista fraterna à Residência das Irmãs na cidade do Dominguizo – Covilhã.
Colégio São Fiel – Louriçal do Campo
Igreja Paroquial de Louriçal do Campo
Casa Mãe do Instituto Jesus Maria José, construída pela própria Rita Amada de Jesus
Comunidade das Irmãs JMJ no Domiguizo – Guarda
Seguindo pela Serra da Estrela o grupo chegou à Tourais. Nesta cidade a Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus funda a sua terceira casa, desta feita no primeiro imóvel por ela adquirido para sediar a sua novel obra religiosa e educativa. Ali visitou-se a Igreja Paroquial que guarda a memória da Fundadora, com uma sua bela imagem, e o antigo edifício por ela ocupado até 1910.
Tourais – Imagem de Rita Amada de Jesus na Igreja Paroquial e Casa adquirida pela Fundadora
O dia conclui-se com a vista à cidade de Farejinhas, local da segunda fundação, onde viu-se o antigo edifício que abrigou a escola e a comunidade religiosa, bem como a Igreja Paroquial. Neste antiguíssimo templo, além de um belíssimo altar dedicado à Fundadora, encontram-se a pia de azeite e a imagem de São José, alusivos ao milagre por ela mencionado em sua autobiografia. O grupo, passando por Castro Daire, dirigiu-se à Ribafeita, onde pernoitou na Casa Memorial Rita Amada de Jesus.
Farejinhas – Antigo Colégio e Altar na Igreja Paroquial
Pia de Azeite e Imagem de São José
No segundo dia de peregrinação, em Ribafeita, terra natal da Fundadora, o grupo visitou a Exposição da Casa Memorial, a Igreja Paroquial, onde a Fundadora recebeu o santo Batismo e os outros sacramentos, e o Cemitério onde foi sepultada, bem como a mina d’água onde se escondia da perseguição religiosa e a casa onde faleceu. O grupo, ao redor da mesma pia batismal, renovou as suas Promessas do Batismo e de Compromisso na Fraternidade JMJ.
Casa Memorial Rita Amada de Jesus – Casa Natal da Fundadora em Ribafeita
Casa onde faleceu Rita Amada de Jesus em 6 de janeiro de 1913 – Ribafeita
Igreja Paroquial de Ribafeita e sua Pia Batismal onde Rita Lopes de Almeida renasce no Espírito Santo
Cemitério de Ribafeita onde a Fundadora foi sepultada
À caminho de Viseu, pararam para visitar Guimiei, local da fundação do Instituto JMJ em 1880. Ao chegare à mui nobre Cidade Viseense, o grupo foi acolhido na Residência das Irmãs do Instituto JMJ, onde, na Capela que guarda a Urna-Relicário com os abençoados restos mortais da Fundadora, os Membros da Fraternidade JMJ e Irmãs do Instituto JMJ, celebraram a Santa Missa. Momento de muita emoção e comunhão no mesmo Carisma de Conversão. Seguiu-se momento de fraterna convivência em torno da mesa com saborosa refeição oferecida pelas Irmãs.
Casa de Gumiei – onde Rita Amada de Jesus inicia sua obra religiosa e educacional a 24.09.1880
Residência das Irmãs em Viseu – Urna-Relicário da Bem-Aventurada & Almoço fraterno
A tarde iniciou-se com uma Reunião da Coordenação Geral da Fraternidade JMJ e a Madre e Vigária Gerais do Instituto JMJ, ocisão impar com que a Providência Divina quis a todos agraciar. Nesta oportunidade tratam-se com a Madre Geral, na qualidade de Sucessora da nossa Fundadora, de assuntos diversos de interesse da associação, e, sobretudo, de proposta de ações conjuntas a serem realizadas pela Fraternidade JMJ e Instituto JMJ, consignadas em documento oficialmente entregue à Madre Maria Fátima Tomazi.
Viseu – Reunião da Coordenação Geral com a Madre e Vigárias Gerais do Instituto JMJ
Após a reunião o grupo seguir para o Centro Histórico de Viseu, a fim de visitar a Sé Catedral, para onde tantas vezes dirigiu-se a Fundadora, e em cujo adro ela foi solenemente beatificada em 28 de maio de 2006, assim como o antigo Convento das Beneditinas, de cujas religiosas a jovem Rita Lopes de Almeida hauriu as primeiras impressões de vida religiosa consagrada.
Sé Catedral de Viseu (com seu enorme adro) & antigo Mosteiro de Bom Jesus – Irmãs Beneditinas
O dia encerrou-se com a Solene Eucaristia, presidida pelo Bispo de Viseu, Dom António Luciano Santos Costa, e concelebrada por vários sacerdotes, entre eles o Padre Eduardo Lustosa. O Coordenador Geral, representando nossa associação, acompanhou a Madre a a Vigária Gerais do Instituto JMJ, na procissão de entrada. A Santa Missa foi celebrada no Santuário Diocesano Rita Amada, por ocasião da entronização de uma belíssima sua imagem neste magnífico templo a ela especialmente dedicado. A Coordenação Geral da Fraternidade JMJ fez-se presente neste momento tão singular e relevante de nossa história.
Solene Missa no Santuário Diocesano Rita Amada – Viseu para entronização da sua imagem
Ao findar da celebração e do dia o grupo retornou à Fátima, de onde, no dia seguinte, todos retornaram às suas casas e aos seus países de origem, animados para iniciarem nova etapa em nossa Missão.
Bem haja por tantas GRAÇAS !
Que a Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus abençoe nossa associação, sua vida e seus projetos.
FRATERNIDADE JESUS MARIA JOSÉ
Família Espiritual da Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus
Associação de Fiéis Leigos e Clérigos
Rua Comendador Elias Zarzur, 690 – Santo Amaro
CEP 04.736-000 - São Paulo – SP - Brasil
Telefone: +55 11 5696-0300
WhatsApp: +55 11 93263-6551
E-mail: fraterjmj@gmail.com
Facebook: https://m.facebook.com/fraterjmj
Site: www.fraterjmj.org.br