Apesar de ter apenas 69 anos, feitos em dezembro de 2019, o bispo já tinha problemas de saúde, que o tinham levado a resignar ao cargo em 2017, vários anos antes do limite de 75 anos, a partir dos quais os bispos têm de apresentar a sua resignação ao Papa. “Dado o meu estado de saúde pedi a resignação há três anos. Não foi aceite na altura, mas agora renovei, porque sobretudo a nível de memória e de capacidades que são necessárias para conduzir a diocese, sinto-me com grandes dificuldades para levar a cabo a minha missão.” A notícia da morte de D. Ilídio foi avançada pela diocese de Viseu, numa nota assinada pelo atual bispo, seu sucessor, D. António Luciano, que diz que o bispo emérito morreu no dia 21 de fevereiro de 2020, às 11h30, no hospital de São Teotónio, “onde estava internado após agravamento da sua saúde”. “Demos graças a Deus pelo dom da sua vida e ministério. Que o Senhor Ressuscitado, aquele que venceu a morte, o receba no seu Reino glorioso. Ámen”, conclui D. António Luciano.
A Conferência Episcopal Portuguesa também se manifestou, através do seu porta-voz, o padre Manuel Barbosa. “Quero manifestar, em nome da CEP, o sentido pesar pela sua partida desta vida peregrina e a viva esperança de que esteja na comunhão eterna com Deus, agora como nosso intercessor. Estendo esses sentimentos aos seus familiares e aos diocesanos de Viseu que ele serviu ao longo do seu ministério sacerdotal e episcopal.” O Padre Manuel Barbosa expressa ainda o “forte reconhecimento pelo seu prestimoso contributo no seio da Conferência Episcopal, nomeadamente nas comissões e noutros serviços. Que permaneça vivo em nós o seu testemunho de vida, o seu testemunho de serviço à Igreja e à sociedade, e também o testemunho de grande serenidade que manteve durante a grave doença que o atingiu nos últimos anos da sua vida.”
D. Ilídio Pinto Leandro nasceu em São Pedro do Sul, em 1950 e foi ordenado padre aos 23 anos. Licenciou-se em Teologia Moral em Roma e foi professor de Teologia Moral no Seminário Maior de Viseu, cargo que acumulou com diretor espiritual da mesma instituição. Nomeado bispo em 2006, pelo Papa Bento XVI, esteve 12 anos nesse cargo, até pedir a resignação antecipada por razões de saúde. Teve decisivo papel na instalação do Santuário Diocesano da Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus. O seu lema episcopal era “Convosco, Por Cristo, Para Todos”.
Descanse em Paz! Aos familiares e amigos da Diocese de Viseu os sentimentos e orações.
FRATERNIDADE JESUS MARIA JOSÉ
Família Espiritual da Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus
Associação de Fiéis Leigos e Clérigos
Rua Comendador Elias Zarzur, 690 – Santo Amaro
CEP 04.736-000 - São Paulo – SP - Brasil
Telefone: +55 11 5696-0300
WhatsApp: +55 11 93263-6551
E-mail: fraterjmj@gmail.com
Facebook: https://m.facebook.com/fraterjmj
Site: www.fraterjmj.org.br